Criação de empregos e novos negócios aquecerão o setor fotovoltaico no Brasil em 2018

Nos últimos anos a questão energética tem sido pauta de discussões no mundo todo, motivadas por fatores como o aquecimento global, provocado pela emissão de gases de efeito estufa, derivados, em parte, da energia elétrica produzida por meio do uso de combustíveis fósseis.

Preocupados em garantir a preservação dos recursos naturais, cada vez mais impactados pelo crescimento da população e do consumo, governos,

iniciativa privada e consumidores investem no desenvolvimento de projetos que privilegiem a utilização de fontes renováveis de energia, atendendo as necessidades atuais, sem, no entanto, comprometer o acesso para as gerações futuras.

Entre as tecnologias disponíveis para diversificar a matriz energética mundial a que apresenta crescimento mais expressivo é a energia solar fotovoltaica. Acessível e limpa a energia solar tem sido apontada como uma das principais soluções para geração sustentável de energia.

Para quem tem interesse em trabalhar no mercado solar, o cenário se configura em contraste com o atual índice de 12,6% de desemprego registrado pelo IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, relativo ao último trimestre.

Os números apontados pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica, traduzidos a partir dos megawatts que deverão ser instalados, indicam que os postos de trabalho podem chegar à casa dos 100 mil no próximo ano.

Além disso, com a crise hídrica e o surgimento das bandeiras tarifárias e aumento dos impostos, o consumidor busca novas alternativas para redução no valor da energia elétrica, o que sugere também novas oportunidades de trabalho.

Atualmente, o perfil dos profissionais varia entre níveis mais elevados de conhecimento e níveis técnicos. Desde cientistas e acadêmicos, que passaram a exercer seus conhecimentos na prática de indústrias e empresas voltadas para energias sustentáveis, especialistas e técnicos diretamente ligados ao setor à profissionais das áreas de gerenciamento, administrativo, marketing e vendas.

Confira a materia completa aqui.